Que blog é esse?

Professor Astromar Berlinghieri é o pseudônimo de um executivo de multinacional apaixonado por História e Viagens. Mergulhador nos conhecimentos que fogem do turismo de massa, aproveitou suas andanças pelo mundo para colecionar pedaços de contos e casos verdadeiros em seu blog “Viagens na História”. Os artigos viajantes do Professor Astromar apareceram em janeiro de 2007 e resistiram até março de 2009 quando, durante a luta pela vida do autor, foram cerimoniosamente interrompidos. Vencida mais uma batalha em sua trajetória, de volta aos circuitos de corrida de rua e às suas peregrinações pelos cantos e recantos das histórias, Professor Astromar renova, mais radical do que nunca, sua teimosia em só escrever sobre temas que tenha estudado profundamente  e cujas pegadas tenha constatado em visitas pessoais aos lugares onde foram deixadas. Por exemplo, estudioso contumaz da saga do Titanic, está impedido de dividir suas idéias sobre o assunto, naufragado no Atlântico Norte a quase 4.000 metros de profundidade. Por outro lado, a fila de possíveis artigos já chega a uma centena… 

Professor Astromar Berlinghieri

22 respostas para Que blog é esse?

  1. Noblesse Oblige disse:

    Leitora-aluna fiel e apaixonada, só pode dizer “Benza Deus, il était temps”.

  2. Marcita disse:

    Que alegria vê-lo de volta……. E por falar em Titanic, quando vi o lançamento, fiquei fascinada…Conclusão: vim carregando um chumbo de Buenos Aires chamado TITANIC – Historia y Secretos -La leyenda de un Naufragio. de Beau Riffenburgh. El libro contiene 30 facsímiles de docomentos singulares de rellevancia histórica. incluyendo las últimas investigaciones . E eu que não sabia que P.A. era estudioso contumaz da saga do Titanic.

  3. luz de pedra disse:

    novo formato, novas classificações, enfim, tudo novo.
    vambora.
    parabéns pelo trabalho

  4. Lilly disse:

    é quase Natal e nosso presente já chegou… welcome back!

  5. Achcares com E disse:

    Desde este rincao no Pacific Northwest, ficamos felizes pelo ressurgimento do Phoenix Astromar PT Retomaremos atenta leitura apohs este momento de intensa emocao familiar PT Bem-vindo ao Baby Boomers Retirement Club PT Em nome de Tati e Susanne, um beijo de feh e esperanca…HA

  6. Patricia Suzigan disse:

    Adorei o site, parabéns por essa iniciativa. Conteúdo excelente, diferente e interessante. Que delícia de atividade você assumiu.
    Vou acompanhar sempre.
    Abraço,
    Patricia Suzigan

  7. Noblesse Oblige disse:

    STANFORD A – j’ai tout lu et beaucoup appris. Bravo et bonne continuation. Bss

  8. Noblesse Oblige disse:

    Magnifique! Instructif avec de l’affection. Il faudrait un livre de capa dura avec des photos en pages spéciales.

  9. Delicado da Kibon disse:

    Lembro de muitas coisas, com misto de saudade e orgulho. Enquanto isso, eu ia à praia, às aulas, com DK na bolsa. Adorei expressòes como “bagagem de alma”, “protegidos pela irresponsabilidade da juventude” (great!!!), “aeróbica pesada com Mrs. Blunt”… Deu tudo certo.

  10. Noblesse Oblige disse:

    Mon Dieu! Encore des cours extraordinaires! Merci cher Prof.

  11. Delicado da Kibon disse:

    relendo antigos textos, tem horas que bato o olho em definições tão espertas do Professor: “saudade é um elogio ao passado”. Mais uma para escrever no meu moleskine.

  12. Delicado da Kibon disse:

    Isso! Eu gosto de releituras…

  13. Marco Antonio disse:

    Prezado, gostaria de conversar sobre a São Silvestre na década de 80, inicio da de 90. Se puder, me mande um email.
    http://www.pluhma.com/maperna/corrida/
    http://www.pluhma.com/medalha

  14. Holly Wood disse:

    Caro Professor Astromar,
    Seu blog e muito interessante. Gostaria de aproveitar e incentiva-lo a escrever sobre o Titanic. Tudo o que sabemos nos foi mostrado pelo filme com aquela beleza que e o Leo e aquela chata daquela zinha, como e o nome dela , mesmo? Talvez ate, professor, estudar nas profundezas do oceano – momento Joseph Conrad – nao seja tao perigoso quanto correr oelas ruas , como o sr. insinuou que vem fazendo. Alias sua semelhanca com o

    • Prezadíssima Holly
      Obrigado por seu comentário. Infelizmente, as regras deste blog só me permitem escrever sobre lugares onde estive. O Titanic está a 4.000 metros de profundidade no Atlantico Norte. Não tenho $$$, nem idade, e muito menos coragem para ir até lá.
      Professor Astromar

      • Anônimo disse:

        Caro professor Astromar,
        Ao ler sua resposta, a qual muito lhe agradeço, vi que minha nota ficou cortada, provavelmente pelo efeito nocivo do meu celular, que diz ser do tipo android, mas na verdade tem pacto com o diabo. Então (paulistês adquirido, com orgulho), voltemos à nota que foi truncada :
        … Mr. Mulroney é tão evidente, que convém se resguardar de corridas pelas ruas em determinados horários, quando poderá ser importunado por algum paparazzi carente de notícias.
        Espero que o seu problema de saúde , supracitado, tenha se resolvido, pois vi que há realmente um intervalo de datas nos seus artigos. Talvez tenha até a ver com as tais corridas pelos confins (não o aeroporto, o que seria extremamente perigoso e mais imprudente ainda da sua parte). As ruas paulistanas são , me parecem, cheias de buracos e calçadas arrebentadas. Não posso dizer ao certo, pois aqui em Hollywood , onde moro (e tenho o prazer de ser vizinha do Mr Mulroney), os passeios públicos são tão lisinhos e nivelados que parecem garagem de shopping em…São Paulo.
        Quanto à pesquisa sobre o Titanic, acho muito ortodoxo da sua parte não escrever sobre lugares que não possa visitar in loco. O que seria da ciência astrofísica, Prof. Astromar, se seus cientistas se recusassem a pesquisar por não poderem estar in persona no espaço sideral? Veja bem, suas chances com toda esta tecnologia moderna aumentam muito. Seus blogs sobre o assunto, se forem iniciados, podem até lhe render alguma fama aqui na minha vizinhança. Dinheiro não prometo, mas tenho contatos com alguns “full professors” da área de História e, entre um baseado e outro, eles podem lhe orientar com seus escritos. Ainda que não acredite que o sr. precise de qualquer auxílio intelectual que seja. Pense bem , professor , os desafios são tão mais interessantes, quanto mais distantes os objetivos. Nosso amigo Jayme, corredor de São Silvestre, que o diga! Enquanto isso, vou me entreter com seus posts, perdão, artigos mais antigos, e aprender um bocadinho de história e vida.🙂

      • Prezada Holly, diante de tão simpáticos comentários, comovido que estou por tão bem traçadas linhas, gostaria de oferecer-lhe a decisão de que artigo devo escrever a seguir. Para setembro, já existe um pré-selecionado: Antietam. Estão em aberto ainda assuntos como Bergen-Noruega, Braunschweig-Alemanha (Idade Média e Volkswagen), Circus Massimus, Zermatt, Chateau de Chillon, Salève em Genève, Saias escocesas, Prisão de Alcatraz, Carmel-by-the-Sea, Ford Theatre e Abraham Lincoln, Monticello de Thomas Jefferson, National Archives-Os arquivos americanos, Canal do Panamá, Tenochtitlán dos aztecas, Praia de Inema-Aratu/Bahia/Brasil, Eu e 1001 celebridades.
        Que tal?
        Pf.A.

  15. Holly Wood disse:

    Caro Professor Astromar,
    Estou aqui entre uma labuta e outra, mas não pude resistir à visitar sua página, pois acabo de escolher o assunto por vir. Como sou muito mimada pelo meu marido, me tornei há pouco tempo feliz proprietária de um VW, que anda mais do que o trânsito de São Paulo e minha coragem permitem. Entonces, incentivada pelo carrão, escolho o @#$@!#$$-Alemanha (Idade Média e Volkswagen), mas confesso que fiquei tentada pelo “Eu e 1001 celebridades”. Sabe como é, professor, me sinto em casa com celebridades, por causa da minha animada vizinhança…Aguardo!

  16. Regi disse:

    Voce escreve super bem .. Ja publicou algum livro?
    Abs

  17. Não pude deixar de notar a citação ao Colégio Cirandinha, onde estudei, o primeiro colégio que frequentei, fechado em 1968. Se assim for, ex-aluno como sou, então seremos raríssimos remanescente. Caso deseje mais contato e participar de nosso grupo específico, fique à vontade, em muito nos honraria. https://www.facebook.com/groups/1569138646639709/
    Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s